Biografia - Alberto Lamego

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Biografia - Alberto Lamego

Mensagem  guilherme carvalhal em Dom Jan 27, 2008 10:59 am

A reconstrução da memória de um dado local é um trabalho dispendioso. Se analisar um aspecto de uma região pode já ser complexo, fazer
uma análise de diversos fatores se demonstra como um trabalho ainda mais grandioso.

Foi isso o que o geólogo e geógrafo Alberto Ribeiro Lamego (1896 - ????) fez na cidade de Campos dos Goytacazes e no estado do Rio de Janeiro. Filho de uma família aristocrática desenhores de engenho, seu pai era historiados, de quem teve grandes influências.
Lamego estudou na Europa, e formou-se em engenharia de minas em Londres. Após ter se formado, retorna ao Brasil, onde trabalha com geologia no Ministério da Agricultura.

Em sua vida, Alberto Lamego teve um grande foco, que foi tentar explicar a ocupação e a formação do estado do Rio de Janeiro. E ele
estudou diversos pontos, desde a formação do solo, dos mares, passando pela fauna, pela flora, até chegar à parte da ocupação humana. Ele analisa todos os aspetos, desde os físicos, até econômicos, sociológicos e antropológicos. Nesse ponto, ele mostra como era um homem de uma cultura vastíssima.


Lamego sempre considerou que a relação entre o homem e o meio onde vive produz sua cultura, foco esse tirado de sua influência das
teorias do geólogo francês Paul Vidal de la Blache. Os aspectos da terra produzem a cultura, a forma de relacionamento, os meios de produção, e tudo aquilo que o homem constrói. Pode-se relacionar a obra de Lamego com a de sociólogos como Oliveira Viana, Gilberto Freyre, Celso Furtado, como sendo um estudioso que contribui para que possamos entender porque o Brasil é o que é.

Entre alguns de seus livros, destacams-se “O homem e o brejo”, onde retrata a formação da planície campista; “O homem e a restinga”,
onde fala das regiões litorâneas, como Rio das Ostras, São João da Barra, etc.; “O homem e a serra”, que trata da região serrana o estado do Rio de Janeiro;e “O homem e a guanabara”, onde fala da capital do estado. Em todos eles foi utilizada uma metodologia inspirada em Euclides da Cunha. A primeira parte fala da terra, a segunda do homem, e a terceira da cultura, que na visão de Lamego é a fusão entre os dois primeiros elementos.

A obra de Lamego é fundamental para se entender um pouco mais o estado do Rio de Janeiro e do Brasil, pois o autor em momento algum, apesar de ser apaixonado pelo Rio de Janeiro, deixou de retratar as relações deste estado com o resto do país.
avatar
guilherme carvalhal

Masculino Número de Mensagens : 10
Idade : 32
Data de inscrição : 18/01/2008

Ver perfil do usuário http://www.cadeapedrapreta.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum