Site especial da Unesp sobre Machado de Assis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Site especial da Unesp sobre Machado de Assis

Mensagem  Vivatchka em Dom Fev 10, 2008 11:38 pm

Universidade lança site sobre Machado de Assis

Iniciativa reúne periódicos com os quais o escritor contribuiu
08/02/2008

Coordenado pelas docentes Silvia Maria Azevedo, da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), câmpus de Assis, e Lúcia Granja, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), de São José do Rio Preto, Universidade lança site sobre Machado de Assis. Com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cinetífico e Tecnológico), a iniciativa torna acessível, on-line, um vasto material sobre o escritor carioca, cujo centenário de falecimento deverá ser lembrado este ano em diversos eventos nacionais e internacionais.

No ar desde 15 de janeiro, a iniciativa tem como meta apresentar, na íntegra, os jornais e revistas com os quais o escritor contribuiu durante a segunda metade do XIX. “Isso possibilita ao internauta navegar diretamente pela história do Brasil, em um período de grande riqueza histórica, sociológica e cultural”, afirma Lúcia. Para ela, compreender a obra de Machado de Assis em sua relação com os seus meios de circulação significa estudar os vínculos entre os objetos culturais e sua historicidade.

Por enquanto, estão disponíveis as publicações O Futuro - Periódico Literário; Marmota Fluminense - Jornal de Moda e Variedades; Semana Ilustrada; Diário do Rio de Janeiro; Jornal do Povo; e A Saudade. "Trata-de um site em permanente construção. Periodicamente são acrescentadas novas informações", informa Silvia, da FCL.

O site teve início em paralelo ao desenvolvimento do projeto “A trajetória de Machado de Assis pelos periódicos” e tem entre seus objetivos a idéia de fortalecer os vínculos entre a pesquisa em Literatura e as fontes primárias. “Até 2009, a ênfase será nos periódicos com os quais Machado contribuiu, em seus pouco mais de dez anos de iniciação e experiência literária (1855-1869), visando acompanhar o desenvolvimento intelectual do escritor”, destca Lúcia.

O material atualmente disponível pertence ao acervo do AEL (Arquivo Edgar Lëuenroth, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp) e do Cedap (Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa da UNESP, câmpus de Assis), onde existem cópias autorizadas dos microfilmes dos periódicos, que são propriedade da Biblioteca Nacional.

Crônicas – Também em janeiro, a docente do Ibilce Lúcia Granja, estudiosa das crônicas de Machado, deu início a seu pós-doutorado na Université Denis Diderot (Paris VII), na França. Seu objeto de pesquisa é a compreensão das características da imprensa periódica francesa da época, principalmente do jornal La Presse, assim como a do crítico, escritor e folhetinista Théophile Gauthier, para avaliar se, de fato, como se costuma dizer, o jornalismo brasileiro imitava o francês.

Acreditando que a criação dos jornais e folhetins brasileiros seguia procedimentos próprios de acordo com as possibilidades de criação, circulação e leitura no Brasil do século XIX, a pesquisadora pretende compreender melhor o quanto o escritor Machado de Assis criou no jornalismo e o quanto ele escreveu a partir dessas influências. “É pensamento corrente que Machado de Assis foi influenciado pelo jornalismo francês. No entanto, acredito que ele tenha criado uma nova forma de falar sobre o Brasil por meio da crônica”, finaliza.

Acesse o site no endereço:
www.machadodeassis.unesp.br
avatar
Vivatchka

Feminino Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Localização : Araraquara
Data de inscrição : 09/02/2008

Ver perfil do usuário http://vivatchka.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ano Nacional Machado de Assis

Mensagem  Claudio em Ter Mar 25, 2008 8:06 am

Esse ano de 2008 foi instituído por força da Lei 11.522 o Ano Nacional Machado de Assis:


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11522.htm



avatar
Claudio

Masculino Número de Mensagens : 11
Idade : 47
Data de inscrição : 17/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum