Site especial da Unesp sobre Machado de Assis

Ir em baixo

Site especial da Unesp sobre Machado de Assis Empty Site especial da Unesp sobre Machado de Assis

Mensagem  Vivatchka em Dom Fev 10, 2008 11:38 pm

Universidade lança site sobre Machado de Assis

Iniciativa reúne periódicos com os quais o escritor contribuiu
08/02/2008

Coordenado pelas docentes Silvia Maria Azevedo, da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), câmpus de Assis, e Lúcia Granja, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), de São José do Rio Preto, Universidade lança site sobre Machado de Assis. Com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cinetífico e Tecnológico), a iniciativa torna acessível, on-line, um vasto material sobre o escritor carioca, cujo centenário de falecimento deverá ser lembrado este ano em diversos eventos nacionais e internacionais.

No ar desde 15 de janeiro, a iniciativa tem como meta apresentar, na íntegra, os jornais e revistas com os quais o escritor contribuiu durante a segunda metade do XIX. “Isso possibilita ao internauta navegar diretamente pela história do Brasil, em um período de grande riqueza histórica, sociológica e cultural”, afirma Lúcia. Para ela, compreender a obra de Machado de Assis em sua relação com os seus meios de circulação significa estudar os vínculos entre os objetos culturais e sua historicidade.

Por enquanto, estão disponíveis as publicações O Futuro - Periódico Literário; Marmota Fluminense - Jornal de Moda e Variedades; Semana Ilustrada; Diário do Rio de Janeiro; Jornal do Povo; e A Saudade. "Trata-de um site em permanente construção. Periodicamente são acrescentadas novas informações", informa Silvia, da FCL.

O site teve início em paralelo ao desenvolvimento do projeto “A trajetória de Machado de Assis pelos periódicos” e tem entre seus objetivos a idéia de fortalecer os vínculos entre a pesquisa em Literatura e as fontes primárias. “Até 2009, a ênfase será nos periódicos com os quais Machado contribuiu, em seus pouco mais de dez anos de iniciação e experiência literária (1855-1869), visando acompanhar o desenvolvimento intelectual do escritor”, destca Lúcia.

O material atualmente disponível pertence ao acervo do AEL (Arquivo Edgar Lëuenroth, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp) e do Cedap (Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa da UNESP, câmpus de Assis), onde existem cópias autorizadas dos microfilmes dos periódicos, que são propriedade da Biblioteca Nacional.

Crônicas – Também em janeiro, a docente do Ibilce Lúcia Granja, estudiosa das crônicas de Machado, deu início a seu pós-doutorado na Université Denis Diderot (Paris VII), na França. Seu objeto de pesquisa é a compreensão das características da imprensa periódica francesa da época, principalmente do jornal La Presse, assim como a do crítico, escritor e folhetinista Théophile Gauthier, para avaliar se, de fato, como se costuma dizer, o jornalismo brasileiro imitava o francês.

Acreditando que a criação dos jornais e folhetins brasileiros seguia procedimentos próprios de acordo com as possibilidades de criação, circulação e leitura no Brasil do século XIX, a pesquisadora pretende compreender melhor o quanto o escritor Machado de Assis criou no jornalismo e o quanto ele escreveu a partir dessas influências. “É pensamento corrente que Machado de Assis foi influenciado pelo jornalismo francês. No entanto, acredito que ele tenha criado uma nova forma de falar sobre o Brasil por meio da crônica”, finaliza.

Acesse o site no endereço:
www.machadodeassis.unesp.br
Vivatchka
Vivatchka

Feminino Número de Mensagens : 28
Idade : 45
Localização : Araraquara
Data de inscrição : 09/02/2008

Ver perfil do usuário http://vivatchka.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Site especial da Unesp sobre Machado de Assis Empty Ano Nacional Machado de Assis

Mensagem  Claudio em Ter Mar 25, 2008 8:06 am

Esse ano de 2008 foi instituído por força da Lei 11.522 o Ano Nacional Machado de Assis:


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11522.htm



Claudio
Claudio

Masculino Número de Mensagens : 11
Idade : 49
Data de inscrição : 17/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum